AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE SABONETES ÍNTIMOS

  • Priscilla Xavier BEZERRA Universidade Federal de Campina Grande
  • Júlia Beatriz Pereira SOUZA Universidade Federal de Campina Grande
  • Egberto Santos CARMO Universidade Federal de Campina Grande
  • José Alixandre de Sousa LUIS Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Objetivo: Considerando que os sabonetes íntimos devem proteger a região genital feminina, permitindo a manutenção da microbiota natural, propôs-se nesse estudo, a verificar os parâmetros de qualidade de sabonetes íntimos disponíveis comercialmente, tais como características gerais, físico-químicas e microbiológicas, levando em consideração as exigências para um produto com essa finalidade. Material e Métodos: Foram analisadas cinco marcas de sabonetes íntimos. Quanto aos aspectos físico-químicos foram realizados testes de pH, viscosidade, densidade, teste de centrífuga e índice de espuma. Também foi verificada a eficácia contra Candida albicans obtida de isolado clínico, com densidade aproximada de 0,5 x 108 UFC/mL pelo método de diluição em tubos. Resultados: Verificou-se que apenas um produto, marca A, foi aprovado em todos os testes, desde a rotulagem até o teste microbiológico. Todas as marcas foram capazes de inibir o crescimento microbiológico de Candida albicans. No entanto, deve-se atentar para as variações de pH encontradas neste estudo (3,93 a 11,66), embora não haja consenso a respeito da faixa de pH ideal para as formulações de sabonete íntimo, deve-se respeitar o pH fisiológico, levemente ácido (4,0 – 4,5). Os dados de viscosidade, densidade e índice de espuma apresentaram ampla variação, refletindo no padrão de aceitabilidade comercial. Frente ao teste de centrífuga todas as amostras demonstraram estabilidade física nas formulações. Quanto a rotulagem, apenas a marca C foi reprovada, não atendendo à legislação pertinente, tendo também apresentado o maior desvio de pH (11,66) em relação ao pH fisiológico. Conclusão: Fica evidente a importância do controle da qualidade, bem como a observação dos rótulos de produtos de uso íntimo, considerado como um aliado na manutenção da saúde feminina. DESCRITORES Produtos de Higiene Feminina. Controle de Qualidade. Candida albicans.

Biografia do Autor

Júlia Beatriz Pereira SOUZA, Universidade Federal de Campina Grande
Bacharel em Farmácia, mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Farmácia, atualmente ministrando disciplinas de controle da qualidade de produtos farmacêuticos e farmacobotânica.
Publicado
2016-04-07
Como Citar
BEZERRA, P. X., SOUZA, J. B. P., CARMO, E. S., & LUIS, J. A. de S. (2016). AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE SABONETES ÍNTIMOS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(1), 51-60. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/25478
Seção
Pesquisa