ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO APRESENTAM RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES
Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção de imagem, a satisfação corporal e o risco para Transtornos Alimentares de estudantes de Nutrição. Material e Métodos: Estudo observacional transversal, com 165 universitárias de uma universidade pública. O peso e a altura foram referidos pelas participantes e o estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Foram aplicados os questionários Eating Attitudes Test (EAT-26), Body Shape Questionnaire (BSQ) e Silhouette Matching Task (SMT). Resultados: Observou-se que 38,8% das avaliadas tinham alteração de percepção de imagem, 69,7% tinham insatisfação corporal e 32,7% tinham risco para Transtorno Alimentar. As estudantes com excesso de peso apresentaram mais chance de desenvolver Transtorno Alimentar (OR: 7,91) e de apresentar alteração de percepção de imagem (OR: 20,19). Ao associar os resultados obtidos nos três instrumentos utilizados, 32,1% das avaliadas não apresentaram fator de risco para desenvolver Transtornos Alimentares. Conclusão: Foram encontrados elevados percentuais de risco para o desenvolvimento de Transtornos Alimentares, alteração de percepção de imagem e insatisfação corporal na população estudada, sendo que este risco foi maior entre as estudantes que apresentavam excesso de peso. DESCRITORES Comportamento Alimentar. Dieta. Estudantes. Risco. Transtornos Alimentares.
Publicado
2017-11-15
Como Citar
REIS, A. S. dos, & SOARES, L. P. (2017). ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO APRESENTAM RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 29881. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.29881
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)