ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO APRESENTAM RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES

  • Aline Silva dos REIS Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde. http://orcid.org/0000-0003-4959-7277
  • Luana Padua SOARES Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Curso de Graduação em Nutrição.

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção de imagem, a satisfação corporal e o risco para Transtornos Alimentares de estudantes de Nutrição. Material e Métodos: Estudo observacional transversal, com 165 universitárias de uma universidade pública. O peso e a altura foram referidos pelas participantes e o estado nutricional foi avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Foram aplicados os questionários Eating Attitudes Test (EAT-26), Body Shape Questionnaire (BSQ) e Silhouette Matching Task (SMT). Resultados: Observou-se que 38,8% das avaliadas tinham alteração de percepção de imagem, 69,7% tinham insatisfação corporal e 32,7% tinham risco para Transtorno Alimentar. As estudantes com excesso de peso apresentaram mais chance de desenvolver Transtorno Alimentar (OR: 7,91) e de apresentar alteração de percepção de imagem (OR: 20,19). Ao associar os resultados obtidos nos três instrumentos utilizados, 32,1% das avaliadas não apresentaram fator de risco para desenvolver Transtornos Alimentares. Conclusão: Foram encontrados elevados percentuais de risco para o desenvolvimento de Transtornos Alimentares, alteração de percepção de imagem e insatisfação corporal na população estudada, sendo que este risco foi maior entre as estudantes que apresentavam excesso de peso. DESCRITORES Comportamento Alimentar. Dieta. Estudantes. Risco. Transtornos Alimentares.

Biografia do Autor

Aline Silva dos REIS, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde.
Aluna do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais.
Luana Padua SOARES, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Curso de Graduação em Nutrição.
Professor Adjunto do Curso de Graduação em Nutrição, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais.
Publicado
2017-11-15
Como Citar
REIS, A. S. dos, & SOARES, L. P. (2017). ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO APRESENTAM RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 29881. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.29881
Seção
Pesquisa