PERFIL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO INTERNADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS
Resumo
Objetivo: Verificar o perfil de recém-nascidos prematuros de muito baixo peso, internados em unidade de cuidados intensivos neonatais. Materiais e métodos: Estudo quantitativo transversal descritivo retrospectivo com recém-nascidos com menos de 37 semanas e peso menor que 1.500g, que receberam alta no período de janeiro a junho de 2015 em um Hospital de referência materno-infantil. Foram coletadas informações de 37 recém-nascidos. Para análise estatística foi utilizado Teste Qui-quadrado de aderência e o Teste t-Student para amostras independentes. Resultados: Recém-nascidos do sexo feminino (73%), prematuros moderados (73%), pequeno para idade gestacional (73%), nascidos de cesárea (62,2%). Tempo médio de internação 43,8 dias com média de ganho diário de 12,3g. A média de aumento do perímetro cefálico foi 4 cm. Foi encontrado um elevado índice de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (91,9%) e Síndrome do Desconforto Respiratório (62,2%). A média para recuperação do peso de nascimento foi de 12,5 dias. 37,8% dos bebês nasceram com peso abaixo do percentil <3 e 94,6% receberam alta abaixo do percentil <3, o mesmo ocorreu com o perímetro cefálico, 40,6% nasceram abaixo do percentil <3 e 54,1% receberam alta abaixo do percentil <3. Foi encontrada uma média de 2,4 dias para início da dieta enteral mínima. O tipo de alimentação na alta predominante foi o aleitamento materno complementado com a fórmula (56,8%). Conclusão: O déficit de crescimento esteve relacionado ao longo tempo de internação, à nutrição inadequada ou insuficiente e os altos índices de infecção. É indispensável oferecer as condições necessárias de suporte ao seu crescimento. DESCRITORES Prematuro. Crescimento e Desenvolvimento. Comorbidade.
Publicado
2016-11-23
Como Citar
MARCUARTÚ, A. C., & MALVEIRA, S. S. (2016). PERFIL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO INTERNADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 5-10. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.28551
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)