EFEITOS DO CONSUMO DO SUCO DE UVA NO ESTADO DE HUMOR EM CORREDORES RECREACIONAIS
Resumo
Objetivo: avaliar os efeitos da suplementação com suco de uva sobre o estado de humor em corredores recreacionais. Material e Métodos: vinte e oito corredores recreacionais randomicamente distribuídos em grupos suco de uva (GSU; 42,7 ± 8,1 anos) e controle (GC; 36,3 ± 8,0 anos) realizaram uma avaliação nutricional (composição corporal e inquéritos alimentares) e psicométrica (Profile of Mood States - POMS). Em seguida, foram suplementados com suco de uva tinto integral (10 ml/kg/dia) ou bebida de carboidrato com sabor de uva, forma isocalórica, isoglicídica e isovolumétrica durante 28 dias consecutivos. No 14º e 28º dias de suplementação os atletas foram submetidos às mesmas avaliações iniciais. Os dados estão apresentados como média ± erro padrão da média e analisados pelos testes t independente, ANOVA one-way e ANOVA para medidas repetidas, com post-hoc de Tukey. Resultados: GSU apresentou escore inicial de perturbação total de humor de 92,8±3,7 vs 94,5±4,5 ao final do estudo (p=0,74), enquanto GC iniciou com 98,0±3,6 e terminou com 93,9±2,9 (p=0,42). Assim como para a perturbação total de humor, a suplementação com suco de uva não alterou nenhuma das dimensões do POMS nem escala de desajuste ao treino. Conclusão: os atletas apresentavam escore satisfatório no teste de estado de humor, de modo que a suplementação com suco de uva tinto integral, durante 28 dias consecutivos não alterou a autopercepção de estresse nestes atletas. DESCRITORES Uvas. Antioxidantes. Suplementação Alimentar. Transtornos do Humor. Atletas.
Publicado
2016-05-23
Como Citar
TOSCANO, L. T., TOSCANO, L. T., TAVARES, R. L., SANTOS, J. N. dos, CLEMENTINO, R. C. A., & SILVA, A. S. (2016). EFEITOS DO CONSUMO DO SUCO DE UVA NO ESTADO DE HUMOR EM CORREDORES RECREACIONAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 1(1), 25-32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/28676
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)