ENSINO SUPERIOR: A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

  • Maria Tereza Cunha Alves RIOS Nutricionista, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Saúde, Ribeirão Preto, SP.
  • Mayara Cristina Bizigatto de BRUIN Nutricionista. Curso de Nutrição e Metabolismo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
  • Patricia Leila dos SANTOS Psicóloga, Doutora, Professor Doutor, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Resumo

Objetivo: identificar conteúdos de Psicologia que são abordados nos Cursos de Graduação em Nutrição e a importância atribuída por eles aos nutricionistas. Material e métodos: 60 nutricionistas de uma cidade do interior do estado de São Paulo foram entrevistados sobre conteúdos de Psicologia em seus cursos de graduação e a necessidade destes conhecimentos para atuação profissional. Procedeu-se à análise qualitativa e quantitativa das informações. Resultados: Dos participantes, 71,7% tiveram apenas uma disciplina de Psicologia no curso e 64,4% consideraram que ela foi importante para sua formação. Predominaram os temas Desenvolvimento (41,0%) e Relações Interpessoais (35,9%). As falas dos profissionais trouxeram à tona quatro temas: 1) relação entre Nutrição e Psicologia; 2) avaliação sobre as disciplinas de Psicologia; 3) necessidades do profissional após a formação e 4) a presença da Psicologia na atuação do nutricionista. Destacam-se as falas quanto à necessidade destes conhecimentos para a atuação profissional. Conclusão: Os currículos dos cursos ainda mostram deficiências quanto a esta temática, apesar dos profissionais salientarem a importância do tema para a atuação profissional. DESCRITORES Ensino superior. Nutrição. Psicologia.

Biografia do Autor

Maria Tereza Cunha Alves RIOS, Nutricionista, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Saúde, Ribeirão Preto, SP.
Secretaria Municipal da Saude
Mayara Cristina Bizigatto de BRUIN, Nutricionista. Curso de Nutrição e Metabolismo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Curso de Nutrição e Metabolismo
Patricia Leila dos SANTOS, Psicóloga, Doutora, Professor Doutor, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Publicado
2016-11-23
Como Citar
RIOS, M. T. C. A., BRUIN, M. C. B. de, & SANTOS, P. L. dos. (2016). ENSINO SUPERIOR: A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 77-86. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.28695
Seção
Pesquisa