ENSINO SUPERIOR: A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA
Resumo
Objetivo: identificar conteúdos de Psicologia que são abordados nos Cursos de Graduação em Nutrição e a importância atribuída por eles aos nutricionistas. Material e métodos: 60 nutricionistas de uma cidade do interior do estado de São Paulo foram entrevistados sobre conteúdos de Psicologia em seus cursos de graduação e a necessidade destes conhecimentos para atuação profissional. Procedeu-se à análise qualitativa e quantitativa das informações. Resultados: Dos participantes, 71,7% tiveram apenas uma disciplina de Psicologia no curso e 64,4% consideraram que ela foi importante para sua formação. Predominaram os temas Desenvolvimento (41,0%) e Relações Interpessoais (35,9%). As falas dos profissionais trouxeram à tona quatro temas: 1) relação entre Nutrição e Psicologia; 2) avaliação sobre as disciplinas de Psicologia; 3) necessidades do profissional após a formação e 4) a presença da Psicologia na atuação do nutricionista. Destacam-se as falas quanto à necessidade destes conhecimentos para a atuação profissional. Conclusão: Os currículos dos cursos ainda mostram deficiências quanto a esta temática, apesar dos profissionais salientarem a importância do tema para a atuação profissional. DESCRITORES Ensino superior. Nutrição. Psicologia.
Publicado
2016-11-23
Como Citar
RIOS, M. T. C. A., BRUIN, M. C. B. de, & SANTOS, P. L. dos. (2016). ENSINO SUPERIOR: A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 77-86. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.28695
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)