QUALIDADE DE VIDA, DEPRESSÃO E ADESÃO AO TRATAMENTO DE PESSOAS COM DIABETES
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que apresenta elevada prevalência mundial e está relacionada a altas taxas de morbimortalidade. No contexto da qualidade de vida (QV) da pessoa com DM, a depressão e a adesão ao tratamento são variáveis que podem estar relacionadas. Objetivos: Avaliar a QV, a presença de sintomas depressivos e a adesão ao tratamento de pessoas com DM tipo 2. Material e Métodos: Estudo do tipo exploratório, descritivo, desenvolvido com uma amostra constituída por 38 sujeitos. Para avaliar a QV, presença de sintomas depressivos e a adesão ao tratamento foram utilizados os instrumentos Problem Areas in Diabetes - B-PAID, o Inventário de Depressão de Beck e a Medida de Adesão ao Tratamento Medicamentoso - MAT, respectivamente. Resultados: A média B-PAID total foi 59,3 e o domínio que obteve maior valor médio foi Problemas emocionais (37,40). Metade dos participantes apresentou sintomas depressivos, que variou de leve a depressão grave e a maioria aderiu ao tratamento (94,7%). Conclusão: Os participantes do estudo apresentaram QV comprometida e sintomas depressivos, sugerindo que o DM pode interferir no aspecto emocional, não tendo afetado na adesão ao tratamento. DESCRITORES: Diabetes Mellitus tipo 2. Qualidade de Vida. Adesão à Medicação. Depressão.
Publicado
2017-06-26
Como Citar
RAMOS, L. B., SANTANA, C. N., ARAÚJO, L. L., JESUS, G. P., GOIS, C. F., SANTOS, F. L., BRITO, G. M., & SANTOS, E. F. (2017). QUALIDADE DE VIDA, DEPRESSÃO E ADESÃO AO TRATAMENTO DE PESSOAS COM DIABETES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(3), 261-268. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.29085
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)