ESTRESSE EM ESTUDANTES DO QUARTO ANO DE GRADUAÇÃO EXPOSTOS À REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  • Márcia LILLA Universidade de Santo Amaro - UNISA
  • Izabela Dorota TULETA Universidade de Bonn, Bonn, Alemanha
  • Jônatas Bussador de AMARAL Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Patrícia Colombo de SOUZA Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil
  • Carolina Nunes FRANÇA Universidade de Santo Amaro - UNISA

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de estresse em alunos do quarto (último) ano de graduação, na fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Material e Métodos: Foram incluídos 51 alunos dos cursos de Graduação em Fisioterapia, Biologia e Sistemas de Informação de uma universidade de São Paulo - SP, que foram avaliados por meio de questionário de coleta de dados e pelo Inventário para Sintomas de Estresse em Adultos de Lipp. Resultados: Observou-se que o grupo Fisioterapia referiu com maior frequência (n= 10, 76,9%) que tem que fazer as atividades com muita rapidez e 69,2% (n= 9) do mesmo grupo afirmou que o trabalho exige frequentemente habilidades ou conhecimentos especializados (p = 0,002 e p = 0,02, respectivamente, Teste de Kruskal-Wallis). O grupo Biologia pareceu ter o pior relacionamento com os chefes e o melhor com os colegas e também referiu o maior número de sintomas associados ao estresse em 24 horas, uma semana e um mês (p < 0,0001, p < 0,0001 e p = 0,009, respectivamente, Teste de Kruskal-Wallis). Conclusão: O grupo Sistemas de Informação apresentou menor número de sintomas associados ao estresse, sugerindo maior adaptabilidade às exigências e problemas do dia-a-dia por esse grupo, comparado à Fisioterapia e Biologia. DESCRITORES Esgotamento Profissional. Transtornos de Estresse Traumático. Universidades. Estudantes. Monografia.

Biografia do Autor

Márcia LILLA, Universidade de Santo Amaro - UNISA
Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil Pós Graduação em Ciências da Saúde
Izabela Dorota TULETA, Universidade de Bonn, Bonn, Alemanha
Universidade de Bonn, Bonn, Alemanha Clínica Médica e Policlínica II
Jônatas Bussador de AMARAL, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço-Universidade Federal de São Paulo
Patrícia Colombo de SOUZA, Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil
Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil Pós Graduação em Ciências da Saúde
Publicado
2017-11-15
Como Citar
LILLA, M., TULETA, I. D., AMARAL, J. B. de, SOUZA, P. C. de, & FRANÇA, C. N. (2017). ESTRESSE EM ESTUDANTES DO QUARTO ANO DE GRADUAÇÃO EXPOSTOS À REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 28653. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.28653
Seção
Pesquisa