NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E CONSUMO DE ALIMENTOS FONTES DE FERRO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.34154Resumo
RESUMO Introdução: Estudos mostram um aumento progressivo na prevalência de anemia por deficiência de Ferro. Objetivo: Consistiu em avaliar os níveis de hemoglobina e o consumo de alimentos fontes de Ferro em estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Lagarto, Sergipe. Métodos: Realizou-se uma pesquisa com abordagem descritiva e analítica do tipo transversal, durante o período de outubro de 2016 a fevereiro de 2017. Foram investigados 300 estudantes por meio de amostragem de conveniência. Aplicaram-se formulários de extração de dados para avaliação dos fatores associados à anemia, comportamento alimentar e consumo de alimentos fontes de Ferro. Resultados: Os níveis de hemoglobina foram avaliados com o auxílio de um hemoglobinômetro portátil e apresentaram um valor médio igual a 13,31±1,4 g/dL (mínimo=8,0; máximo=17,3), sendo 17,3% (n=52) considerado abaixo do nível normal. A prevalência de anemia no sexo feminino foi maior (88,5%; n=46; p=0,001). Quanto à preferência alimentar, os alimentos fontes de ferro mais consumidos diariamente foram as leguminosas (85,6%; n=256) e as oleaginosas (75,3%; n=226). A carne vermelha (62,3%; n=187) e o ovo (62,3%; n=187) não estão incluídos no cardápio diário, porém são consumidos pela maioria dos estudantes todas as semanas. Conclusão: Uma vez que os adolescentes se encontram em risco para deficiência de Ferro é fundamental a sensibilização quanto à alimentação adequada e saudável e, desta forma, promover qualidade de vida e diminuir os impactos da anemia como redução da capacidade de aprendizagem e produtividade. DESCRITORES: Hemoglobinas. Ferro na dieta. Adolescente.Downloads
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Publicado
2018-06-27
Como Citar
SILVA, T. dos S., OLIVEIRA, F. M., & SANTOS, J. M. de J. (2018). NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E CONSUMO DE ALIMENTOS FONTES DE FERRO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(4), 307–314. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.34154
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Seção
Pesquisa