A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM OBESIDADE OU SOBREPESO
Resumo
Objetivo: avaliar a qualidade de vida de idosos com obesidade ou sobrepeso acompanhados na Atenção Primária à Saúde. Material e Métodos: estudo descritivo transversal, Os dados foram coletados no período de fevereiro a maio de 2016, na residência dos idosos utilizando para a coleta de dados um formulário sociodemográfico e clínico e um questionário específico desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliar qualidade de vida em idosos – World Health Organization Quality of Life GroupOld. A amostra foi constituída de 27 idosos com obesidade ou sobrepeso Resultados: Os resultados sociodemográficos mostraram uma predominância do sexo feminino (81,48%), média de 69,70 anos (desvio-padrão= 7,33), baixa escolaridade (40,74%), casados (55,56%), negros (44,44%) e aposentados (74,04%). Pelas variáveis antropométricas a maioria das mulheres apresentava obesidade moderada (50%), em que 100% das idosas estavam com risco muito elevado relacionado a circunferência abdominal e 40% dos idosos estavam com risco muito elevado da circunferência abdominal e a maioria dos homens com sobrepeso (60%). A Relação Cintura Quadril mostrou que 86,36% das idosas estavam com valores >85 e 100% dos homens com valores >90. A maioria dos idosos apresentou uma qualidade de vida regular, com menos comprometimento nos domínios intimidade, autonomia, funcionamento do sensório e atividades passadas presentes e futuras e mais comprometimento nos de morte e morrer e participação social. Conclusão: a qualidade de vida encontrou-se afetada no contexto que envolve a finitude do ser e sua inserção e interação social. DESCRITORES Obesidade.Qualidade de Vida.Saúde do Idoso.Atenção Primária à Saúde.Sobrepeso.
Publicado
2018-03-16
Como Citar
SOUZA, Y. P., BEZERRA, A. de M., FABRÍCIO, N. P., TAVARES, N. B. F., FÉLIX, N. D. de C., VIANA, M. C. A., & SOARES, A. (2018). A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM OBESIDADE OU SOBREPESO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(2), 155-164. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.35175
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)