PROMOÇÃO DE SAÚDE EM GRUPOS: ANALISANDO RESULTADOS DO PROJETO ENSINO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Miriam Margareti Wenzel

Resumo

A promoção de saúde deve ser interpretada como uma ação fundamental para melhorar hábitos de vida de uma população. Através desta pesquisa realizou-se uma análise da atuação do Projeto “Ensino e Educação em Saúde: uma nova visão de formação acadêmica aliada a promoção de saúde na comunidade”. Acompanhou-se o desenvolvimento das atividades em escolas, em Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas, também foi analisar se suas ações atingem os objetivos de promoção de saúde e prevenção de doenças, os demais pontos analisados foram a melhora nos hábitos de vida, se os temas escolhidos para as atividades foram decididos entre os participantes e também saber qual o grau de satisfação destes em relação ao trabalho desenvolvido, demonstrando a importância de avaliar projetos e programas que promovem melhor qualidade de vida a população. Esta pesquisa é qualitativa e quantitativa, entrevistou 10 participantes, estes responderam a um questionário que antecedeu as atividades e, com intervalo de um mês, a outro. Identificou-se que suas ações estão atingindo os objetivos de promoção de saúde e prevenção de doenças por meio da educação em saúde. Houveram melhoras nos hábitos do cotidiano que influenciam qualidade de vida em grande parte dos entrevistados. O tema da atividade foi escolhido ou influenciado pelos líderes que os representavam, como os agentes comunitários de saúde e professores. O nível de satisfação dos participantes foi considerado muito bom. Somente avaliando resultados, dados fidedignos, conseguimos acompanhar projetos ou programas e realizar atividades que promovam saúde na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-24

Como Citar

Wenzel, M. M. (2010). PROMOÇÃO DE SAÚDE EM GRUPOS: ANALISANDO RESULTADOS DO PROJETO ENSINO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 13(3), 31–40. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/3691

Edição

Seção

Pesquisa