UNIVERSIDADE COM ACESSIBILIDADE: ELIMINANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A INCLUSÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA.

Autores

  • Maria Luísa Guillaumon Emmel
  • Gabriela Gomes
  • Juliana Pedroso Bauab

Resumo

O trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico dos problemas estruturais do campus da Universidade Federal de São Carlos a fim de garantir o acesso e permanência de pessoas com limitações temporárias ou permanentes. Através de observações dos espaços e de entrevistas com alunos, professores, funcionários e visitantes, idosos, portadores de deficiências físicas, sensoriais e de dificuldades de locomoção, esta pesquisa identificou os problemas de acessibilidade mais sérios no campus. Os dados coletados evidenciaram a existência de barreiras arquitetônicas em várias partes do campus que dificultam ou mesmo impedem a acessibilidade. As calçadas e rampas foram o alvo mais freqüente dos entrevistados, tanto por sua ausência, como por sua má conservação ou problemas de estrutura (no caso das rampas). A necessidade de readaptação do Restaurante Universitário também mereceu uma atenção especial. Os resultados sugeriram ainda a necessidade de uma campanha educativa para conscientização da população interna (alunos, funcionários e professores) acerca do uso correto dos dispositivos instalados para facilitar a acessibilidade (como é o caso dos elevadores), evitando seu mau uso e formando uma comunidade cidadã, onde o respeito às diferenças seja preservado. A amostra de participantes ofereceu informações muito relevantes que direcionaram os trabalhos de adaptações realizadas e novas construções nos três campi existentes. Palavras-chave: Acessibilidade, inclusão, barreiras arquitetonicas

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Emmel, M. L. G., Gomes, G., & Bauab, J. P. (2010). UNIVERSIDADE COM ACESSIBILIDADE: ELIMINANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A INCLUSÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 14(1), 7–20. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/3698

Edição

Seção

Pesquisa