FATORES RELACIONADOS ÀS OCORRÊNCIAS ÉTICAS NA ENFERMAGEM FRENTE A ERROS DE MEDICAÇÃO
Resumo
Objetivo: Objetiva-se identificar os fatores determinantes para as ocorrências éticas que envolvem erro de medicação na enfermagem. Material e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura que buscou avaliar a literatura existente sobre as ocorrências éticas relacionadas a erros medicamentosos na enfermagem. Para o levantamento bibliográfico feito em 2014, realizou-se a busca em duas bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e no Scientific Electronic Library Online, utilizando os descritores: Ética de enfermagem, erros de medicação, equipe de enfermagem, Enfermagem e ética. Selecionaram-se artigos disponíveis eletronicamente e que respondessem ao objetivo proposto. Resultados: Foram captados 31 trabalhos. Destes, seis não estavam disponíveis no meio eletrônico e três se repetiam. Após leitura dos textos completos, dez não possuíam relação com a temática, com isso a amostra final foi de 13 trabalhos, todos artigos científicos. Os resultados mostram que os principais fatores relacionados às ocorrências éticas na enfermagem referiam-se às relações profissionais conflituosas e às iatrogenias, com ênfase a terapia medicamentosa. Conclusão: Os erros medicamentosos cometidos pelos profissionais de enfermagem estão associados com a negligência, imperícia e imprudência e os princípios bioéticos violados são os da não maleficência e o da beneficência. DESCRITORES Ética em Enfermagem. Erros de Medicação. Equipe de Enfermagem. Enfermagem. Ética.
Publicado
2017-11-15
Como Citar
ISOLDI, D. M. R., CANDIDO, M. C. F. da S., SIMPSON, C. A., & SILVA, F. S. (2017). FATORES RELACIONADOS ÀS OCORRÊNCIAS ÉTICAS NA ENFERMAGEM FRENTE A ERROS DE MEDICAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 20284. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.20284
Edição
Seção
Revisão
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)