[ID 45739] PERFIL DE DOR MUSCULOESQUELÉTICA DOS TRABALHADORES RURAIS DA COLHEITA DE DENDÊ NA REGIÃO AMAZÔNICA
Resumo
Objetivo: Verificar o perfil dos trabalhadores rurais na atividade da colheita de dendê na Região Amazônica. Metodologia: Estudo de campo descritivo-analítico, observacional, transversal e prospectivo, de caráter quali-quantitativo, dividido em duas etapas: aplicação de formulário semiestruturado e do questionário nórdico. Participaram 70 funcionários, sendo 09 do plantio, 38 da colheita e 23 do carregamento. Foram feitas comparações de dor entre o membro superior, o inferior e a coluna, com trabalhadores que trocam de atividade e os que não trocam. Resultados: Observou-se disparidade de trabalhadores com dor na coluna, com frequência maior que o esperado (72,9%). Nos membros inferiores, ocorreu discrepância significativa, porém, o número de pessoas com dor foi menor que o esperado (34,3%). Nos membros superiores, não existiu diferença relevante, devido à proximidade dos resultados com dor (51,4%) e sem dor (48,6%). Conclusão: Estudar a vida dos trabalhadores da colheita de dendê permitiu conhecer e compreender as relações trabalhistas estabelecidas, associadas a suas principais queixas epidemiológicas. São necessários novos estudos de caráter preventivo e de tratamento, a fim de sanar os sintomas apresentados neste estudo. DESCRITORES: Perfil Epidemiológico. Trabalhadores Rurais. Elaeis Guineensis e Palmeira-Dendê.
Publicado
2020-06-18
Como Citar
Souza, L. M. de, Nascimento, W. B. S. do, Santana, I. de C. M., Torres, D. da C., & Avila, P. E. S. (2020). [ID 45739] PERFIL DE DOR MUSCULOESQUELÉTICA DOS TRABALHADORES RURAIS DA COLHEITA DE DENDÊ NA REGIÃO AMAZÔNICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n2.45739
Edição
Seção
Artigo de Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)