[ID 47385] PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE COM HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO
Resumo
Objetivo: Avaliar o perfil clínico e bioquímico de pacientes com e sem HPTS. Metodologia: Estudo transversal e analítico realizado com 93 pacientes com DRC em HD. Os pacientes foram alocados em dois grupos: sem HPTS (Paratormônio: < 300pg/mL) e com HPTS (Paratormônio: ≥ 300pg/mL). Foram verificados os dados socioeconômicos por meio de questionário semiestruturado. Os dados bioquímicos e antropométricos foram obtidos por meio do prontuário de cada paciente. Também foram coletadas informações quanto ao tempo de HD, tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias, atividade física e a razão triglicerídeo/HDL-Colesterol. Resultados: O gênero feminino apresentou-se prevalente no grupo com HPTS (59,09%, p=0,017). Nos pacientes que não apresentavam HPTS foi detectado maior presença de diabetes mellitus (77,27%, p=0,021). Os pacientes com HPTS diferiram dos pacientes sem HPTS para o hematócrito (p=0,0457), creatinina (p=0,0303) e a fosfatase alcalina (p=0,0011). Conclusão: Encontramos diferença ao comparar os grupos quanto aos níveis de hematócrito, creatinina, fósforo e fosfatase alcalina, resultados que podem implicar no estado clínico de indivíduos com HPTS. Essas análises poderão direcionar condutas e estratégias específicas para o acompanhamento da doença e proposta adequada de tratamento, buscando a melhora do quadro clínico e qualidade de vida. DESCRITORES: Hiperparatireoidismo Secundário. Insuficiência Renal Crônica. Diálise Renal.
Publicado
2020-03-25
Como Citar
Silva, C. A. da, Rodrigues, M. S. C., Dias, M. R. F., Moreira, J. S. B., Reis, A. D., Ferreira, M. C., Cordeiro, K. S., Dias, L. P. P., & Martins, I. C. V. da S. (2020). [ID 47385] PERFIL CLÍNICO E BIOQUÍMICO DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE COM HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n1.47385
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)