[ID 48526] AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM SAÚDE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
Resumo
Objetivo: Compreender as concepções de graduandos(as) em Saúde Coletiva sobre as contribuições das Ciências Humanas e Sociais em Saúde (CHSS) para a formação de sanitaristas. Metodologia: Trata-se de uma investigação qualitativa realizada com estudantes de Saúde Coletiva de uma Instituição de Ensino Superior Estadual, localizada no Nordeste brasileiro. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo foi utilizada como método analítico. Resultados: Os principais temas das CHSS apreendidos pelos(as) estudantes se relacionam suas experiências de vida, porém, existem fragilidades na articulação teórico/prática desses conteúdos e na compreensão da inter-relação dos diferentes eixos temáticos que compõem a Saúde Coletiva. Destaca-se ainda a contribuição das CHSS para o pensamento crítico e o posicionamento político dos(as) estudantes, bem como para a qualificação da formação e da atuação de sanitaristas. Conclusão: A graduação em Saúde Coletiva se constitui como núcleo de saber em processo de delineamento, nessa construção, as CHSS configuram-se como elemento estratégico, por expandir as fronteiras do trabalho em saúde na direção da construção de um cuidado voltado a um corpo coletivo, sociocultural, subjetivo e político, colaborando para a construção de uma Saúde Coletiva capaz de problematizar a complexidade dos fenômenos do campo da saúde. DESCRITORES: Ciências Humanas. Ciências Sociais. Graduação. Saúde Coletiva.
Publicado
2020-06-19
Como Citar
Cordeiro dos Santos, D., & de Sena-Leal, M. D. (2020). [ID 48526] AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM SAÚDE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n2.48526
Edição
Seção
Artigo de Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)