[ID 48798] ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA LOCAL EM VOLUNTÁRIOS HÍGIDOS SUBMETIDOS A DESCONFORTO ÁLGICO AGUDO INDUZIDO POR HIPOTERMIA
Resumo
Objetivo: Verificar a influência da radiação infravermelha (RIV) no processo álgico agudo induzido pela hipotermia por meio da aferição da latência do limiar do desconforto (LLD) e da intensidade do desconforto (ID). Metodologia: Foram alocados, 40 voluntários em dois grupos: grupo de intervenção com a radiação infravermelha (GRIV) e grupo controle (GC). Foram seis ciclos de hipotermia, onde os voluntários deveriam segurar, com a mão dominante, uma garrafa de água congelada (0C0), por até cinco minutos, nesse momento seriam avaliadas a LLD (em segundos) e a ID (EVA). A avaliação foi realizada em três momentos: pré-tratamento (sem RIV), tratamento (com RIV aplicada no antebraço ipsilateral) e o pós-tratamento (pós RIV). O GC passou pelas mesmas etapas, mas sem RIV. Para as análises dos resultados foi usado o teste de Kolmogorov- Smirnov. Para analisar a latência do limiar de desconforto foi aplicado o teste de Friedman com post hoc de Wilcoxon e para intensidade do desconforto foi utilizado o teste de Friedman. Resultados: Os resultados mostraram que a LLD aumentou significativamente nos ciclos de intervenção e pós-intervenção em relação a pré-intervenção, enquanto o GC não mostrou diferenças significativas. A ID não sofreu influência da RIV em ambos os grupos. Conclusão: Os resultados indicam que a RIV é capaz de elevar a LLD, sugerindo interferências nos mecanismos centrais de inibição da dor. DESCRITORES: Dor. Hipotermia. Fisioterapia.
Publicado
2020-06-20
Como Citar
Oliveira Souza, A. I. S., do Valle Sales, L. R., Freire da Luz, T. C., Paiva, M. das G., Netto Maia, J., Rocha de Siqueira, G., Guimarães de Alencar, G., & Nepomuceno Montenegro, E. J. (2020). [ID 48798] ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA LOCAL EM VOLUNTÁRIOS HÍGIDOS SUBMETIDOS A DESCONFORTO ÁLGICO AGUDO INDUZIDO POR HIPOTERMIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n2.48798
Edição
Seção
Artigo de Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)