PERCEPÇÃO DE GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS DO DISTRITO CABULA-BEIRÚ DE SALVADOR.

Autores

  • Mariangela Silva Matos
  • Naiara Trindade Lopes Alves
  • Maria Beatriz Sousa Cabral

Resumo

A implantação de programas de educação em saúde bucal em escolas é importante para a valorização da saúde bucal, bem como para a sedimentação de hábitos saudáveis. Através de estratégias pedagógicas adequadas, a informação, a motivação e a educação em saúde capacitam os alunos a tornarem-se responsáveis pela sua saúde bucal. O objetivo deste trabalho foi descrever a percepção dos gestores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, localizadas no Distrito Sanitário Cabula-Beirú em Salvador, acerca do desenvolvimento de programas de prevenção em saúde bucal em suas unidades escolares. Após a obtenção da relação das escolas, foram sorteadas 30% de cada categoria: estadual, municipal e privada. Os gestores que participaram da pesquisa responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. Foi feita uma análise descritiva dos dados quantitativos e uma abordagem qualitativa com base na técnica “analise de conteúdo”, proposta por Laurence Bardin. A importância atribuída a tais programas relaciona-se a três categorias: educação em saúde bucal, dificuldade de acesso aos serviços odontológicos e evitar problemas odontológicos. Identificou-se que 33,3% e 27,2% das escolas estaduais e municipais, respectivamente, desenvolvem programas de promoção de saúde bucal, enquanto que 78,1% das escolas privadas possuem essa atividade. Portanto, concluímos que é necessário o estabelecimento de parcerias entre as secretarias de saúde e educação visando a implantação de programas de promoção de saúde bucal nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-24

Como Citar

Matos, M. S., Alves, N. T. L., & Cabral, M. B. S. (2010). PERCEPÇÃO DE GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS DO DISTRITO CABULA-BEIRÚ DE SALVADOR. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 13(2), 79–88. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/4924

Edição

Seção

Pesquisa