[ID 49625] CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES QUE PREDISPÕEM O DESENVOLVIMENTO DO PÉ DIABÉTICO EM RISCO DE AMPUTAÇÃO
Resumo
Objetivo: Identificar as alterações que colocam o pé diabético em risco de amputação em usuários do sistema único de saúde (SUS). Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, com 32 usuários do Programa de Diabetes do CAIS Jaguaribe - PB, que tinham algum tipo de ferimento nos pés. As análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o SPSS, tendo sido utilizado o teste de McNemar para as variáveis dicotômicas. Resultados: A maioria da amostra (59,4%) estava situada na faixa etária ≥ 60 anos. Quanto ao tempo de diagnóstico do diabetes, 78,1% apresentava 10 anos ou mais de diagnóstico (p˂0,001). O sinal da prece foi identificado em 65,6% dos usuários (p=0,007). A associação da hipertensão arterial sistêmica com o diabetes foi encontrada em 81,2% dos participantes (p˂0,001). A hipoalgesia nos pés foi encontrada em 78,1% da amostra (p˂0,001). Na análise da sensibilidade tátil pressórica, 81,2% dos diabéticos não referiram resposta positiva ao teste (p˂0,001). Em 93,8% dos usuários a dor nos pés foi referida (p˂0,001). Conclusão: Pelo o exame regular dos pés dos diabéticos, detectou-se a perda de sensibilidade sensoriamotora, a presença de ulcerações e de outros comprometimentos que podem levar a mutilações desnecessárias, capazes de implicar substancialmente na qualidade de vida desses usuários. DESCRITORES: Diabetes. Pé Diabético. Fatores de Risco. Ferimentos. Amputação. Epidemiologia.
Publicado
2020-06-18
Como Citar
Cidrão de Carvalho, A. G., Rodrigues de Araújo, M. das G., Augusto Leitão da Cunha, A. M., Andrade de Menezes, R. J., de Miranda Leite, A., Barbosa Sousa de Oliveira, E., Motta Meira Feitosa, A., Gouveia, C. A., Porto da Silva, C. E., Souto de Lima , R. L., & Alcântara Barros, M. de F. (2020). [ID 49625] CARACTERIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES QUE PREDISPÕEM O DESENVOLVIMENTO DO PÉ DIABÉTICO EM RISCO DE AMPUTAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n2.49625
Edição
Seção
Artigo de Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)