[ID 50487] PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS
Resumo
Objetivo: Compreender os desafios e potencialidades para o exercício da preceptoria na graduação de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família com base na percepção de enfermeiros preceptores. Metodologia: Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, com a realização de grupo focal para coleta de dados. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise temática de conteúdo. Resultados: Foram apontadas como potencialidades aplicação dos conhecimentos na realidade do trabalho estimulando reflexão crítica, atualização dos conhecimentos e possibilidade de mudança de práticas. Por outro lado, relataram sobrecarga de trabalho gerada pelo acúmulo de funções, resistência dos membros da equipe em se integrar à preceptoria e a ausência do supervisor no processo. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento docente dos preceptores e uma postura mais proativa dos supervisores de estágio e gestores dos serviços no sentido de potencializar a integração ensino-serviço. DESCRITORES: Preceptoria. Atenção Primária à Saúde. Educação em Enfermagem. Serviços de Saúde. Desenvolvimento de Pessoal.
Publicado
2020-06-18
Como Citar
de Lima Neto, P. J., Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, A. C., de Araújo Medeiros, V. T., Soares Forte, F. D., & Queiroz Silva Ribeiro, K. S. (2020). [ID 50487] PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n2.50487
Edição
Seção
Artigo de Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)