ANÁLISE DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES NA VISÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n3.61298Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Educação Profissional em Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família. Saúde Materno-infantil. Gestantes.Resumo
Introdução. A Atenção Primária à Saúde logrou êxito na prestação de melhores serviços à população e ampliou o conceito da educação em saúde pública, o que ganha destaque nas demandas das gestantes. Objetivo. Este estudo buscou analisar as percepções de profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, acerca dos serviços ofertados às gestantes e das práticas de educação em saúde, inerentes aos conteúdos e metodologias utilizadas nas ações educativas para as gestantes. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais da Estratégia Saúde da Família de Unidades Básicas de Saúde num município do Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu por via de entrevistas semiestruturadas e foi seguida pela Análise Temática de Conteúdo. Resultados. A partir da análise das unidades de significado dos relatos, emergiram quatro categorias: as visões acerca dos serviços ofertados à gestante; a comunicação e a relação profissional-paciente e (3) os métodos de ensino na atuação materno-infantil. Conclusão. Visualiza-se uma gama de realidades frente ao manejo assistencial dado às gestantes. Esse cenário mostra uma baixa diversificação pedagógica e limitações sobre o uso de métodos educativos. Faz-se imperativo vislumbrar a assistência à saúde para além das Unidades Básicas de Saúde, de maneira a fortalecer os espaços coletivos extramuros, com planos atuantes heterogêneos e que possibilitem maior adesão das gestantes, bem como a promoção de sua autonomia e emancipação.