AUTISMO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS

Autores

  • Humarah Danielle Verissimo Quaresma
  • Valdeci Gonçalves da Silva

Resumo

Objetivo: Analisar as concepções dos psicólogos a respeito do transtorno autista e descrever como é realizado o tratamento das crianças autistas e de seus familiares atendidos no espaço de saúde mental pública. Material e Métodos: A pesquisa foi realizada no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSi. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, analítica e descritiva, da qual participaram 07 psicólogas, que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado. Resultados: Na análise sobre o autismo infantil foram identificadas as seguintes categorias: transtorno invasivo do desenvolvimento; transtorno psíquico originado do vínculo mãe/bebê e transtorno invasivo do desenvolvimento, com causa orgânica, bem como causa atribuída à relação mãe/bebê. No tocante ao tratamento, foram destacados: Oficinas terapêuticas; Atividades lúdicas; Consultas individuais; Atendimentos em grupo e Acompanhamento familiar sistemático. Conclusão: Nas falas dos informantes, percebe-se que as concepções sobre o autismo infantil variam, no entanto são concepções embasadas em postulados psicanalíticos. No que se refere ao tratamento, constatou-se que as entrevistadas contemplam a metodologia adotada pela instituição, bem como a literatura pesquisada. DESCRITORES: Saúde Mental. Transtorno Autístico. Desenvolvimento Infantil.

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Publicado

2011-06-07

Como Citar

Quaresma, H. D. V., & Silva, V. G. da. (2011). AUTISMO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 14(4), 85–90. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/9943

Edição

Seção

Pesquisa