[ID 37328] BAIXO PESO AO NASCER RELACIONADO FATORES GESTACIONAIS E MATERNOS NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU - MA

  • Eudia Gonçalves de Almeida Mendes
  • André Pontes Silva

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência do baixo peso ao nascer e suas respectivas associações com fatores gestacionais e maternos no Município de Buriticupu-MA. Materiais e métodos: Realizou-se um estudo de corte populacional retrospectivo, onde as informações foram adquiridas através do banco de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivo (SINASC) referentes ao período de 2008 a 2012. Resultados: As variáveis que condicionaram os baixos índices de peso ao nascer foram: idade da mãe, escolaridade materna, sexo do bebê, locais do parto, tipo de parto e consultas pré-natais, já as variáveis condicionantes ao fator de risco foram: mulheres que possuem relação conjugal estável, tempo da gestação e gestações primíparas. Conclusão: Através da análise do estudo foi constatado entre os anos de 2008 e 2012 foram registrados no município de Buriticupu 06.934 nascidos vivos, e destes, 223 com Baixo Peso ao Nascer. Descritores: Baixo peso ao nascer. Fatores de risco. Nascidos vivos. Sistema de informações.

Biografia do Autor

Eudia Gonçalves de Almeida Mendes
Graduada em Enfermagem pela Faculdade do Maranhão (FACAM). Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto Gianna Beretta. Especialista em Enfermagem em UTI pela Faculdade Redentor. Capacitada em Urgências e Emergências Pediátricas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Atendimento Pré-Hospitalar Avançado Pela Emergência1. E-mail: .
André Pontes Silva
Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Cineantropometrista titulado pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). Qualificado em Avaliação Física Funcional e Genética pela Federation Internationale d'Education Physique (FIEP). Tel: (98) 991188848. E-mail: .
Publicado
2019-10-01
Como Citar
Mendes, E. G. de A., & Silva, A. P. (2019). [ID 37328] BAIXO PESO AO NASCER RELACIONADO FATORES GESTACIONAIS E MATERNOS NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU - MA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n3.37328
Seção
Pesquisa