CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Autores

  • Denyse Lemos de Sousa NUNES Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Picos/PI, Brasil.
  • Wemerson dos Santos FONTES Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Picos/PI, Brasil.
  • Maria Alzete de LIMA Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24003

Resumo

Objetivo: Objetivou-se investigar as intervenções de enfermagem aos pacientes com acidente vascular encefálico no âmbito hospitalar. Material e Métodos: Trata-se de revisão da literatura sobre cuidado de enfermagem no cenário hospitalar a vítimas de acidente vascular encefálico. Realizado em junho 2014 em três bases de dados eletrônicas, utilizando os descritores: acidente vascular encefálico, assistência e enfermagem. Foram selecionados oito artigos, publicados entre 2008 e 2013, cujas informações extraídas foram registradas em formulário. Resultados: Os resultados mostram que vários fatores interferem no cuidado de enfermagem a pacientes com acidente vascular encefálico, sendo que a redução da permanência hospitalar do paciente, acompanhada pelo aumento do número de internações de pacientes com a doença e pela redução do quadro de pessoal foram as que obtiveram maior relevância. As principais intervenções de enfermagem foram à reabilitação motora e funcional, administração de medicamentos, monitoramento das funções fisiológicas, planejamento para alta do paciente, cuidado emocional, cuidados para a prevenção de complicações e traumas, triagem na emergência, cuidados com a pele, avaliação de elementos clínicos e neurológicos, cuidados relacionados às atividades de autocuidado, cateterismo urinário, administração de oxigênio nasal, cuidado oral, posicionamento correto do paciente no leito e orientações familiares. Conclusão: apesar da multiplicidade de intervenções postuladas existem pontos de convergência que reiteram importância do cuidado continuado, fortalecimento da autonomia dos sujeitos e busca por referenciais teóricos metodológicos que guiem a assistência. DESCRITORES Acidente Vascular Encefálico. Assistência ao Paciente. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alzete de LIMA, Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil.

Doutora em Enfermagem, Docente da UFRN

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

NUNES, D. L. de S., FONTES, W. dos S., & LIMA, M. A. de. (2016). CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 87–96. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24003

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)