Alternativas para Superação da Dormência em Sementes de Cunhã (Clitoria ternatea L.)
Resumo
Objetivando estudar alternativas para superação da dormência em sementes de cunhã (Clitoria ternatea L.), foram conduzidos ensaios de germinação a 27°C em rolos de papel "germitest". Inicialmente, realizaram-se três experimentos preliminares para superar a dormência das sementes, nos quais testaram-se os efeitos de tratamentos térmicos (imersão das sementes em H2O a diferentes temperaturas), químicos (imersão das sementes em H2S04 a vários níveis de diluição) e mecânicos (escarificação manual com lixas em diversos tempos de escarificação). A partir dos resultados destes experimentos, escolheram-se 13 tratamentos, que foram confrontados em experimento final. Os efeitos dos tratamentos foram avaliados, através da primeira contagem, germinação, sementes duras e IVG. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 4 repetições de 50 sementes para cada tratamento. Os melhores resultados foram obtidos com os tratamentos de escarificação químicos e mecânicos, recomendando-se a escarificação manual com lixas de n° 120 ou 150, durante 40 ou 50 seg.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).