Adubação Orgânica ou Mineral e Frequências de Corte Sobre a Produção de Fitomassa de Andropogon gayanus
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida no Setor de Forragicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - Campus de Jaboticabal, objetivando avaliar o capim Andropogon gayanus Kunth cv. Planaltina, no período de estiagem, submetido à adubação orgânica ou mineral e a intervalos de corte. O delineamento experimental adotado foi blocos completos casualizados, arranjados em fatorial de 4 x 2, em que foram avaliadas quatro adubações (0 kg N/ha - testemunha; 25 kg N/ha e 50 kg N/ha, após cada corte, na forma de sulfato de amônio e, 20 t esterco bovino/ha em uma única aplicação) e dois intervalos de corte (28 e 42 dias de idade), com 3 repetições. A produção de fitomassa de lâminas foliares verdes foi influenciada, significativamente, pela adubação orgânica e corte a cada 28 dias, podendo ser recomendados para esta forrageira, no período de estiagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).