Utilização da Técnica da Espectroscopia e Reflectância do Infra-Vermelho Próximo (NIRS) na Determinação do Valor Nutricional da Dieta de Ovinos em Caatinga
Resumo
Este trabalho foi conduzido para avaliar a técnica da Espectroscopia e Reflectância do Infra-vermelho Próximo (NIRS), na determinação do valor nutricional da dieta de ovinos em caatinga. Foram analisadas amostras de dieta (extrusa) e fezes, para os parâmetros Proteína Bruta (PB) e digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO). Os resultados das análises laboratoriais com as extrusas foram utilizados no desenvolvimento das equações de predição, através da leitura óptica com as amostras fecais. O Erro Padrão de Calibração (EPC) para PB e DIVMO foi de 1,682 e 3,572, respectivamente, sendo considerado dentro de limites aceitáveis para o NIRS. Os coeficientes de determinação (R2) foram de 0,897 para PB e 0,851 para DIVMO, aceitáveis em resultados com ruminantes ao campo. Concluiu-se que o NIRS é uma técnica que pode ser usada na predição do valor nutritivo da dieta de ovinos em pastejo, em caatinga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).