Utilização de Silicea 12CH e Bioterápico Complexo 30CH na Contagem de Células Somáticas em Vacas Leiteiras
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o efeito da utilização de Silicea 12CH e do Bioterápico complexo 30 CH (de cepas oriundas do leite) no tratamento da mastite subclínica. Foram utilizadas 26 vacas mestiças leiteiras, com mastite subclínica diagnosticada pela contagem de células somáticas (CCS). Os animais foram sorteados aleatoriamente em dois grupos: controle e tratamento. O bioterápico complexo foi elaborado a partir dos microrganismos isolados das amostras de leite proveniente dos dois grupos do experimento. O Grupo tratamento recebeu 15 gotas de
Silicea 12CH e 15 gotas do Bioterápico complexo 30CH, adicionados em 50 gramas de açúcar cristal. O grupo controle recebeu 30 gotas de solução hidroalcoólica a 70%, também adicionado a 50 gramas de açúcar cristal. Os medicamentos e o placebo foram administrados individualmente a cada animal, por ocasião das ordenhas diárias, durante 90 dias. Realizou-se quinzenalmente a CCS de todos os animais. Não se observou diferença significativa (P>0,05) entre a CCS do grupo experimental e controle. A Silicea 12CH e o bioterápico complexo 30CH não foram capazes de provocar redução da CCS do grupo experimental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).