Produção de Silagem de Milho Híbrido com Diferentes Idades de Corte
Resumo
O trabalho de avaliação da silagem de milho híbrido com diferentes idades de corte foi desenvolvido no município de Maracaju - MS. Os híbridos utilizados foram SOMMA® (simples precoce), BRAS 2020® (duplo precoce) e MAXIMUS® (simples precoce), semeados no espaçamento de 70 cm com densidade de 7 plantas por metro linear. A semeadura ocorreu no mês de novembro e foram realizados cortes em três épocas, aos 70, 90 e 110 dias após a semeadura, totalizando 27 parcelas. O material cortado foi picado e ensilado em silos experimentais de PVC (100 mm), sendo posteriormente analisado o material original e o ensilado. As variáveis analisadas foram altura de plantas (AP), diâmetro de colmo (DC), altura de inserção de espiga (AIE), produção de massa verde (PMV), produção de matéria seca (PMS), teor de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e poder tampão (PT) e pH somente para o material depois de ensilado. Estas características foram afetadas no material ensilado pelas diferentes idades de corte: teor de MS, 24,15; 30,15; 34,81%, teor de PB de 7,78; 6,90 e 6,21% teor de FDN de 25,55; 29,81 e 33,59% e teor de FDA 20,06; 28,03 e 36,32%, respectivamente, se comparado com o material original. Recomenda-se então para idade de corte 90 dias para todos os cultivares, por suas características quantitativas e qualitativas preencherem os pré-requisitos para a confecção e conservação de uma boa silagem.
Palavras-chave: Composição bromatológica, ensilagem, produtividade, Zea mays (L).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).