Levantamento das Condições Higiênicas de Produção do Leite Caprino na Paraíba
Resumo
As condições higiênicas em que ocorrem a ordenha e o armazenamento do leite, nas propriedades que exploram a caprinocultura leiteira na Paraíba, são ainda pouco conhecidas. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo avaliar as condições de higiene da ordenha de cabras em propriedades de agricultores familiares no Cariri paraibano e oferecer subsídios para ações que possam melhorar as condições de produção e, consequentemente, a qualidade do leite produzido por estes agricultores. Foram selecionadas 96 propriedades e aplicado, em cada uma delas, um questionário visando obter informações das condições de ordenha destas unidades produtivas. Foi observado que 73% dos produtores realizavam limpeza da sala antes e após a ordenha. Verificou-se que 94,8% dos produtores eliminavam os primeiros jatos de leite. No entanto, somente 29,2% utilizavam caneca telada. Apenas 41% dos produtores realizavam pré-dipping e pós-dipping e 30,2% utilizavam solução de iodo para a desinfecção dos tetos. Foi constatado que apenas 8,3% dos produtores utilizavam papel toalha e 92% ainda utilizavam toalha de tecido para secar os tetos dos animais. Observou-se ainda que 99% das propriedades ainda armazenam o leite em baldes ou latões e todo o leite produzido na região, ainda, é coletado e transportado nestes mesmos recipientes. As condições de higiene da ordenha nas propriedades de caprinos leiteiros no Cariri paraibano apresentam deficiência que podem comprometer a qualidade do leite produzido.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v17n1p37-40
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).