Efeito do Nitrogênio e Estirpes de Bradyrhizobium na Fixação do Nitrogênio e Desenvolvimento do Guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp) cv. Fava Larga
Resumo
0 presente trabalho foi desenvolvido na casa de vegetação do DZ/UFRPE e objetivou avaliar o desenvolvimento e fixação de nitrogênio do Guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp) cv. Fava Larga. Foram utilizados vasos com solo proveniente da Zona da Mata de Pernambuco e estudados níveis crescentes de N nítrico e amoniacal (0, 14, 28 e 42 ppm) e inoculação com duas estirpes de Bradyrhizobium spp. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 3 repetições. A nodulação foi eficiente com ambas as estirpes, como também para o tratamento não-inoculado, confirmando a presença de estirpes nativas do grupo "cowpea" em solos tropicais. A produção de matéria seca elevou-se com a presença do N, alcançando o valor médio de 15,91 g/vaso, e produção máxima de 18,89 e 21,95 g/vaso com aplicação de 42 ppm de N amoniacal e nítrico, respectivamente. Confirmando relatos da literatura, a presença do N como dose de arranque foi benéfica e estimulou todos os parâmetros relacionados com a nodulação, inclusive a atividade da nitrogenase. Por outro lado, não ocorreu inibição da nodulação em função da presença do N.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).