Desmistificando a avaliação genética animal

Autores

Resumo

A avaliação genética animal é uma prática antiga, mas que foi se aprimorando ao longo dos anos. Inicialmente, o uso de fenótipos e pedigree trouxe importantes resultados produtivos e foram a base do melhoramento genético clássico. Contudo, o acesso às informações genômicas revolucionou a produção animal quando possibilitou avanços nas avaliações genéticas, especialmente para características de difícil mensuração. Assim, embora os princípios da avaliação animal continuem a considerar a escrituração zootécnica como ferramenta essencial, a genômica ampliou o progresso genético e potencializou a produção animal para as principais espécies de interesse econômico, assim como trouxe novos desafios, considerando que sua implementação nos programas de melhoramento genético não é uma realidade para todos os países e espécies animais. Apesar disso, o desenvolvimento de novas pesquisas e metodologias trouxe novas perspectivas no sentido de aumentar o ganho genético ao tempo em que reduz os custos de execução da avaliação genética dentro dos programas de melhoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Soares e Silva Matias, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí (2015). Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2018). Doutoranda em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí, com linha de pesquisa em Melhoramento genético, etologia e adaptabilidade climática de animais de interesse econômico, especialmente de pequenos ruminantes. Possui experiência na educação básica e superior e em pesquisa científica na área de genética, com pesquisas relacionadas a citogenotoxicidade de compostos a nível celular em Allium cepa e Artemia salina.

Bruna Lima Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, Taxonomia e Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado,anatomia ecológica de plantas do cerrado e levantamento florístico. Especializou-se em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), em 2012. Mestre em Genética e Melhoramento pelo Programa de pós- graduação da Universidade Federal do Piauí, com enfoque na área de Biologia Molecular, com o trabalho intitulado "Diversidade genética de populações de ovinos Santa Inês no Meio-Norte do Brasil com marcadores de base única (SNPs)", 2015. Doutorado em Ciência Animal, na área de Produção Animal, Linha de Pesquisa Melhoramento Genético de Ovinos de Corte, com ênfase em dados simulados para estudos de Associação genômica ampla (GWAS) e Seleção genômica (GWS), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí, 2020.

Dayane Pereira de Castro , Universidade Federal do Piauí

Técnica em Agropecuária pelo Colégio Técnico de Teresina (2017). Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central (2017). Especialista em Fitotecnia pelo Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras (2019). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2021). Atualmente é aluna de doutorado, no Programa de Pós Graduação em Zootecnia Tropical-UFPI, na linha de pesquisa de Genética, melhoramento genético e reprodução animal nos trópicos.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Rocha Sarmento, J. L., Soares e Silva Matias, A. P., Lima Barbosa, B., & Pereira de Castro , D. . (2024). Desmistificando a avaliação genética animal. Revista Científica De Produção Animal, 25(1-2), 26–35. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rcpa/article/view/66238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)