O Efeito da intensificação da produção de leite sobre o valor nutritivo do capim-mombaça
Resumo
Objetivou-se com a pesquisa avaliar o valor nutritivo do capim-Mombaça (Megathyrsus maximum Jacq.) mantido sob dois níveis de adubação em combinação com dois níveis de suplementação das vacas em lactação. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições (piquetes) e arranjo fatorial 2 × 2 (duas doses de nitrogênio e dois níveis de suplementação (presença x ausência). Foram utilizadas 32 vacas sem padrão racial definido para rebaixar o pasto até o IAF residual preconizado, sendo 16 de prova e 16 de equilíbrio. As doses de nitrogênio correspondiam a 400 e 800 kg.ha-1.ano-1 e a suplementação foi utilizada apenas para dois dos quatro grupos de animais que apresentavam produção de leite superior a 11 L.dia-1. O experimento foi conduzido no período das águas, sendo iniciado em 24 de dezembro e finalizado em 10 de maio. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), material mineral (MM), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina (LIG), os carboidratos totais e suas frações, bem como os valores de nutrientes digestíveis totais (NDT) e energia bruta (EB). O sistema com maior nível de intensificação resultou em uma forragem com maiores teores de PB, maior digestibilidade da PB e da EB, menores teores de FDA, MM e carboidratos totais. A intensificação pelo uso do nitrogênio melhorou a qualidade do pasto de capim-Mombaça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).