POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.48250Palavras-chave:
Políticas de Currículo, Licenciatura em Artes, Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de ArteResumo
O presente Dossiê resulta de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, propostas dos currículos de formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais de formação de professores das Artes. Agrega textos de pesquisadores da região norte, sul, centro-oeste, sudeste e nordeste brasileiro e de pesquisador Argentino, integrantes do observatório. Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.