OS CONHECIMENTOS DAS ÁREAS VERSUS O OBJETO DAS ÁREAS

o currículo ressignificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.39971

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Reorientação curricular

Resumo

Este estudo investiga uma proposta de reorientação curricular para a educação pública. Consideramos como ponto de partida a ressignificação dos saberes oficialmente válidos pelas instituições educacionais.  A intenção inicial será a problematização de que exista, nas diferentes áreas do conhecimento, um específico objeto de estudo.  Para retratar esta tese elencamos, para análise, oito disciplinas das áreas comumente encontradas nos currículos do ensino fundamental da rede pública de Londrina/PR e Florianópolis/SC, a saber: biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, história, geografia, educação física e arte-educação. A tese aponta que ao determinar o específico de estudo de cada área do conhecimento é possível ressignificar as relações curriculares, pelo realinhamento das perspectivas político-pedagógicas destes saberes.

 

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Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. 

Marcelo Silveira, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

PLATT, A. D.; SILVEIRA, M. OS CONHECIMENTOS DAS ÁREAS VERSUS O OBJETO DAS ÁREAS: o currículo ressignificado. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 377–389, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.39971. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.39971. Acesso em: 14 nov. 2024.