Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil

Autores

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão

Palavras-chave:

Contabilidade, Ensino Médio, Escolha Profissional

Resumo

O ensino médio no Brasil é marcado pelo processo de escolha profissional por parte dos adolescentes e jovens. Sabe-se que para fazer essa escolha diversos fatores sociais, familiares e psicológicos são analisados. Dentre as diversas áreas disponíveis como opção, tem-se a contabilidade como alternativa. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-24

Como Citar

Galvão, N. M. dos S. (2016). Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 4(2), 40–53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/28995

Edição

Seção

Seção Nacional