Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
Palavras-chave:
Contabilidade, Ensino Médio, Escolha ProfissionalResumo
O ensino médio no Brasil é marcado pelo processo de escolha profissional por parte dos adolescentes e jovens. Sabe-se que para fazer essa escolha diversos fatores sociais, familiares e psicológicos são analisados. Dentre as diversas áreas disponíveis como opção, tem-se a contabilidade como alternativa. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-08-24
Como Citar
Galvão, N. M. dos S. (2016). Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 4(2), 40–53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/28995
Edição
Seção
Seção Nacional
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.