Educação Financeira de Servidores Públicos: Hábitos de Consumo, Investimento e Percepção de Risco

Autores

  • Jucyara Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE http://orcid.org/0000-0002-6027-6995
  • Odilon Saturnino Silva Neto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
  • Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)

Resumo

Objetivo: Relacionar a educação financeira com os hábitos de consumo, investimento e a percepção de risco de servidores públicos.

Fundamento: A literatura base desta pesquisa versa sobre educação financeira e sobre os fatores determinantes na propensão ao endividamento, tendo como base os estudos de Chen e Volpe (1998), Weber, Blais e Betz (2002) e Flores, Vieira e Coronel (2012).

Método: A amostra não probabilística foi composta por 42 respondentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado em quatro dimensões: perfil socioeconômico, hábitos de consumo, nível de educação financeira e percepção de risco. Aplicou-se técnicas de estatística descritiva e análise fatorial.

Resultados: Os principais resultados mostram que a maioria dos respondentes atua no serviço público há mais de 15 anos e os principais motivos que os levaram a optar pelo emprego foram a estabilidade e a remuneração; com relação as dívidas, os principais itens atribuídos ao atraso no pagamento destas foram a falta de planejamento, a má gestão orçamentária e a facilidade de acesso ao crédito;  os servidores são menos propensos ao risco, apresentando um perfil mais conservador em relação às decisões financeiras; E o nível de educação financeira deles é baixo.

Contribuições: Como contribuição, aponta-se a necessidade de criação de programas institucionais sobre educação financeira, sobretudo diante o aumento da expectativa de vida do brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucyara Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Programa de Pós-graduação em Administração

Odilon Saturnino Silva Neto, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)

UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO E NEGÓCIOS - UAG.

Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)

UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO E NEGÓCIOS - UAG

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Silva, J. G. da, Silva Neto, O. S., & Cunha Araújo, R. C. da. (2017). Educação Financeira de Servidores Públicos: Hábitos de Consumo, Investimento e Percepção de Risco. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(2), 104–120. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/32082

Edição

Seção

Seção Nacional