Sinalização de Inconsistências a Partir do Patrimônio Declarado de Políticos no Brasil: Aplicação da Lei Newcomb-Benford

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.41903

Palavras-chave:

Lei Newcomb-Benford, Fraude, Eleições, Dinheiro em Espécie.

Resumo

Objetivo: Buscar indícios de inconsistências ou sinalização de eventuais fraudes ou outros ilícitos financeiros nos bens declarados pelos candidatos a cargos políticos por meio da aplicação da Lei Newcomb-Benford (NB).

Fundamento: A pesquisa de natureza principalmente empírica fundamenta-se na capacidade da informação patrimonial ser útil à análise de fatos econômico-financeiros, bem como na capacidade da Lei NB sinalizar potenciais distorções na declaração de bens, considerando a distribuição observada e a esperada.

Método: Aplica-se a Lei NB, em relação aos primeiros dígitos dos valores dos bens, comparando a distribuição observada com a distribuição esperada, a partir de testes e indicadores estatísticos (Nigrini, 2012). Em segundo momento, os dígitos discrepantes são analisados mediante a relevância dos desvios de quantidade e valor (Bugarin & Cunha, 2015). A aplicação dos critérios indicados pela NB e do desvio de médias permite identificar os itens de bens declarados potencialmente inconsistentes.

Resultados: A análise de primeiros dígitos permitiu identificar seis dígitos discrepantes, sendo dois que divergem em quantidade superior ao esperado. Detalhadamente, após aplicação dos métodos, nesses dígitos identificou-se bens potencialmente com valores de primeiros dígitos inconsistentes, entre os quais dinheiro declarado em espécie em moeda estrangeira e nacional, considerados bens típicos de uso em lavagem de dinheiro.

Contribuições: Os resultados da pesquisa demonstram a utilidade da aplicação da Lei NB aos órgãos de controle na busca de indícios de bens com valores potencialmente inconsistentes ou fraudados, e avança além da indicação da convergência à NB para revelar os itens divergentes dentro da amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, além de professor de graduação e pós-graduação.              

Leonardo Flach, Professor do PPGC na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pós-doutor em Contabilidade e Finanças e pesquisador Visitante pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Professor da graduação e pós-graduação em Contabilidade na UFSC. Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Alemanha). Durante a graduação, estudou por dois semestres como aluno ouvinte no curso de Wirtschaftswissenschaft na Universidade de Dortmund (Alemanha). Realizou estágio na empresa HL-Planartechnik GmbH em Dortmund (Alemanha).          

Mauricio Mello Codesso, Rutgers Business School - Rutgers University

Pós Doutorando pela Rutgers Business School. Doutor em Administração e Mestre em Contabilidade pela UFSC.            

Luiz Fernando Rodrigues, Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFPB, UFRN e UnB)-2013, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, pelo Centro Universitário Unieuro - 2008; Graduação em Ciências Contábeis e Atuariais pela Universidade de Brasília-2006. Graduando em Direito na Universidade Católica de Brasília. É Analista do MPU- Ministério Público da União, na área de Perícia Contábil, lotado na Procuradoria-Geral da República           

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Sallaberry, J. D., Flach, L., Codesso, M. M., & Rodrigues, L. F. (2019). Sinalização de Inconsistências a Partir do Patrimônio Declarado de Políticos no Brasil: Aplicação da Lei Newcomb-Benford. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(3), 39–59. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.41903

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)