Avaliação de Desempenho na Gestão de Recursos Hídricos: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Sara Meurer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hans Michael van Bellen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.44588

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Hídricos, Avaliação de Desempenho, Métricas, Revisão da Literatura, ProKnow-C

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa objetiva mapear, na literatura científica internacional, características dos estudos que avaliem o desempenho da Gestão de Recursos Hídricos, de modo a contribuir para sua preservação no âmbito social, econômico e ambiental, para apontar oportunidades de futuras investigações.

Fundamento: A compreensão de que o uso inadequado da água pode reduzir sua disponibilidade atual e de futuras gerações tem impulsionado formação e fortalecimento de medidas organizacionais em busca da maneira mais adequada para enfrentar esse desafio. À vista disso, a Avaliação de Desempenho é ferramenta útil para examinar a racionalidade do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e realizar sua utilização sustentável e eficiente.

Método: Foi utilizado o instrumento de intervenção ProKnow-C para seleção e análise da literatura científica, formando um Portfólio Bibliográfico de 40 artigos.

Resultados: Área é considerada emergente; falta consenso dos pesquisadores sobre o que são medidas e métricas; poucos trabalhos apresentam um Sistema completo de Avaliação de Desempenho; existem falhas no nível métrico nos artigos analisados, destacando o uso excessivo de métricas quantitativas para avaliar o desempenho.

Contribuições: O artigo serve de incentivo para novas pesquisas sobre o tema, pois muito ainda deve ser aprimorado e estudado na área para promover uma gestão mais bem capacitada desse recurso indispensável para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Meurer, S., Ensslin, S. R., & van Bellen, H. M. (2019). Avaliação de Desempenho na Gestão de Recursos Hídricos: Uma Revisão da Literatura. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(3), 149–172. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.44588

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)