Avaliação da Razão Ótima e Efetividade do Hedge das Commodities Agrícolas Negociadas na B3 com o Uso do Modelo Garch-Bekk

Autores

  • Diego Pitta de Jesus UFPB/Doutorando
  • Felipe Araújo de Oliveira
  • Sinézio Fernandes Maia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.50483

Resumo

Objetivo: Estimar a razão ótima e efetividade do hedge para as principais commodities negociadas na B3.

Fundamento: O mercado futuro através dos contratos futuros proporciona ao agente econômico denominado de hedger se proteger da volatilidade do mercado à vista. Os contratos futuros permitem tal agente "travar" o preço do produto financeiro até a data de vencimento mediante o pagamento de um prêmio à contraparte da negociação, ou seja, o hedger pode eliminar o risco da variação do preço de mercado via uma operação de hedge.

Método: As estimações das razões ótimas e efetividades do hedge foram realizadas via um modelo GARCH-BEKK. Para fins de comparação também foi usado um modelo estático, neste caso, o modelo MQO. As commodities que possuem contratos futuros na B3 escolhidas foram o açúcar cristal, o boi gordo, o café arábica 6/7, o etanol hidratado, o milho e a soja. A janela temporal usada foi de dezembro de 2013 até dezembro de 2016 com frequência diária.

Resultados: Estimar as razões e a efetividade do hedge considerando a totalidade da amostra não produz uma cobertura do hedge satisfatória. Entretanto, quando tratamos as quebras estruturais a partir do fracionamento das séries e aplicamos um filtro HP, o desempenho melhora de forma significativa.

Contribuição: Testar o desempenho do modelo BEKK com um grande grupo de commodities e, ao mesmo tempo, buscando melhorar a eficiência do hedge com a aplicação de um filtro de suavização das séries temporais e com o tratamento de quebras estruturais por meio do fracionamento das séries. Disponibilizar ao produtor agrícola uma posição ideal de hedge em tempo real, permitindo que mudanças abruptas no mercado sejam incorporadas na posição de risco, dessa forma, garantindo que a gestão do agronegócio seja mais eficiente e realista.

 

Palavras-chave: Commodities. B3. Hedge. Razão Ótima. BEKK-GARCH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Diego Pitta de Jesus, Felipe Araújo de Oliveira, & Sinézio Fernandes Maia. (2021). Avaliação da Razão Ótima e Efetividade do Hedge das Commodities Agrícolas Negociadas na B3 com o Uso do Modelo Garch-Bekk. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 9(2), 61–81. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.50483

Edição

Seção

Seção Nacional