Análise Comparativa das Competências e Habilidades Estabelecidas nas International Education Standards com os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Contabilidade à Luz da Teoria Institucional

Autores

Resumo

Objetivo: Comparar o perfil profissional recomendado pelo IAESB, constante nas IES 02 - Competência Técnica e IES 03 -Habilidade Profissional, com o perfil do profissional do egresso das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sudeste.

Fundamento: O artigo utiliza a Teoria Institucional como base teórica para a análise comparativa entre as competências e habilidades preconizadas nas IES e as contidas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). 

Método: Utilizando a análise de conteúdo foram analisados 13 PPCs de Instituições de Ensino Superior Federais, da região sudeste, que ofertam o curso de Ciências Contábeis.

Resultados: As baixas aderências dos PPCs às normas IES revelam que as instituições de ensino ainda não estão integradas no processo de globalização da formação do profissional contábil. Quando avaliada a adesão às assertivas sugeridas pelas normas, percebe-se a forte influência de outras instituições, como o Governo e o CFC, no processo de elaboração dos PPCs, demonstrando a existência de isomorfismo coercitivo. O estudo revela que competências importantíssimas no ambiente empresarial, como governança e gerenciamento de risco, e, finanças e gestão financeira, não estão abordadas nos PPCs atuais, o que indica a necessidade de revisão desses projetos.

Contribuições: Os resultados obtidos contribuem para discussões sobre educação contábil, incluindo a discussão futura sobre a pertinência ou não da adoção de normas educacionais internacionais em um País com tantas particularidades como o Brasil.

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Biografia do Autor

Luciana Holtz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Isabel Cabral, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta Universidade Federal Fluminense - UFF 

Doutoranda em Ciências Con´tábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Márcia da Silva Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Con´tábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro 

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Holtz, L., Isabel Cabral, & Carvalho, M. da S. (2021). Análise Comparativa das Competências e Habilidades Estabelecidas nas International Education Standards com os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Contabilidade à Luz da Teoria Institucional. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 9(3), 103–122. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/53725

Edição

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Seção Nacional