Fatores Determinantes Para o Desempenho Acadêmico dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n1.63486

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo investigar os fatores determinantes para o desempenho acadêmico dos discentes do Curso de Ciências Contábeis no ENADE.

Fundamento: Esta pesquisa está embasada na Função de Produção Educacional (Bowles, 1970; Hanushek, 1979), nos Determinantes do Desempenho Acadêmico e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Método: O trabalho é dotado de caráter descritivo, abordagem quantitativa e técnica de coleta documental. Os dados foram extraídos do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos anos de 2015 e 2018. Posteriormente, foram segregados em cursos com Conceitos Altos e Conceitos Baixos, excluindo as IES com conceito 3. Analisou-se seis variáveis e para proceder com a estatística descritiva dos dados. Em seguida, utilizou-se o modelo Logit para verificar os fatores determinantes do desempenho acadêmico.

Resultados: Os resultados demonstram que o número de concluintes com nota no ENEM, a qualificação docente, a infraestrutura, as instalações físicas e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, influenciam positivamente o desempenho discente. Ademais, a variável “proporção de professores em regime de trabalho parcial ou integral”, foi a única que não apresentou significância estatística sobre o desempenho dos discentes no ENADE.

Contribuições: O trabalho contribui para a literatura ao identificar os fatores que são determinantes para o desempenho acadêmico dos discentes de Contabilidade no ENADE. À vista disso, como contribuição prática, constatou-se que é fundamental investir em infraestrutura e qualificação do corpo docente institucional, conjunto ao fomento de discussões colegiadas regulares sobre a estrutura e proposta pedagógica do curso.

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Biografia do Autor

Camilla Araújo Amaral Duarte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Pós-graduanda em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFERSA)

Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Márcio César de Oliveira Quirino, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mestre em Ciências Contábeis (UFRN)

Graduado em Ciências Contábeis (UFRN)

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mikelline Carla de Lima Melo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Tomaz da Silva Melo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Araújo Amaral Duarte, C., Meireles de Souza, J. ., César de Oliveira Quirino, M. ., Carla de Lima Melo, M. ., & da Silva Melo, T. (2023). Fatores Determinantes Para o Desempenho Acadêmico dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis no Enade. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(1), 120–133. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n1.63486

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