Processo de Ensino e Aprendizagem Universitária na Modalidade Remota: Quais as Expectativas dos Graduandos em Contabilidade?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2023v11n3.66214Resumo
Objetivo: analisar as expectativas dos graduandos em contabilidade do estado do Paraná, priorizadas no processo de ensino e aprendizagem após as experiências vivenciadas no ensino remoto.
Fundamento: a partir da literatura corrente, utilizou-se os preceitos de expectativas e preferencias de graduandos postulados por Alauddin et. al. (2017) em uma aplicação ao cenário brasileiro.
Método: para isso, utilizou-se uma survey, aplicando como instrumento uma adaptação do questionário SEPQ de Alauddin et al. (2017), mantendo os fatores desenvolvidos pelos autores, obtendo-se 138 respostas válidas. Os dados foram analisados por Estatística Descritiva e Análise de Cluster.
Resultados: a média dos participantes de modo geral, possuem expectativas priorizadas voltadas à expertise do docente na disciplina e também quanto à apresentação, entrega e enfoque durante as aulas. Identificou-se que a maior parte dos estudantes analisados apresentam expectativas em aderência com os fatores desenvolvidos por Alauddin et al. (2017).
Contribuições: esta pesquisa sustenta a ampliação do entendimento acerca das expectativas priorizadas pelos graduandos em ciências contábeis, com aplicações práticas também aos docentes e instituições de ensino, permitindo aumento na satisfação e colaboração entre partes interessadas e adaptação das expectativas às necessidades dos agentes, em novo contexto paradigmático vivido no ensino remoto. A pesquisa traz aplicabilidade quanto à atuação docente e da instituição de ensino, adaptando-se as expectativas priorizadas pelos graduandos, considerando o contexto vivido durante o ensino remoto.
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