ATENÇÃO! CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO 2021

2021-02-06

Dossiê 2021.1

Religiões Afrolatinoamericanas / Religiones Afrolatinoamericanas

Prazo para submissões: 30/04/2021

Organizadores:

Dr. Alejandro Frigerio (UCA/CONICET, Argentina)

Dra. Nahayeilli Juárez Juet (CIESAS Peninsular, México)

Dra. Dilaine Sampaio (UFPB)


Este dossiê é fruto das parcerias desenvolvidas no âmbito da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul – ACSRM, particularmente, do GT virtual Religiones afro-americanas, transnacionalización, estigmatización, identidades, rituales, vinculado a referida associação. Tem como objetivo receber artigos que tratem das religiões afro-latino-americanas nos distintos países do continente. Interessa-nos trabalhos que tratem de sua translocalização e transnacionalização, das dinâmicas que produzem a sua crescente estigmatização social e as mobilizações coletivas que buscam lutar contra os preconceitos, a discriminação, a intolerância e racismo religiosos. Também serão bem-vindos artigos que abordem suas diferentes modalidades e reconfigurações rituais, sua presença no espaço público, assim como as relações que estabelecem com os Estados e outros grupos religiosos.


Este dossier resulta de colaboraciones desarrolladas en el ámbito de la Asociación de Cientistas Sociales de la Religión en el Mercousr (ACSRM), particularmente del GT virtual "Religiones Afroamericanas: Transnacionalización, Estigmatización, Identidades, Rituales", a ella vinculado. La llamada tiene como objetivo recibir artículos que traten de las religiones afro-latinoamericanas en los distintos países del continente. Nos interesan trabajos que examinen su transnacionalización o translocalización, analicen las dinámicas que producen su creciente estigmatización social y las movilizaciones colectivas que procuran luchar contra los prejuicios, la discriminación, la intolerancia y el racismo religioso. También serán bienvenidos artículos que traten de sus diferentes modalidades y reconfiguraciones rituales, su presencia en el espacio público, así como las relaciones que establecen con los Estados y otros grupos religiosos.

Dossiê 2021.2

Inquisição, 200 anos depois: história e imaginário do Santo Ofício português.

Prazo para submissões: 30/09/21

Organizadores:

Sonia Siqueira (USP)

Carlos André Cavalcanti (UFPB)

Alécio Nunes Fernandes (UnB)

 

Inquisição, 200 anos depois:
história e imaginário do Santo Ofício português.

Dois séculos nos separam do momento em que a Inquisição foi oficialmente extinta em Portugal, por decreto das cortes constituintes, em 1821. O momento da derrocada do Tribunal marca também, de forma vincada, o modo como seriam construídas a memória e a história do Santo Ofício português, influenciando decisivamente a cultura histórica e o seu imaginário. Para além de celebrar os 200 anos de extinção do Tribunal, é o momento de debater e de se fazer um balanço da vasta produção historiográfica que versa, direta ou indiretamente, sobre a instituição. Neste dossiê pretende-se refletir sobre os quase três séculos de funcionamento da Inquisição em Portugal e em seus domínios, discutindo as imagens que a historiografia tem produzido a respeito do Santo Ofício. Além disso, à luz das Ciência(as) e da História da(s) Religião(ões), também percebemos como inovadores os estudos que debatem a relação entre intolerância religiosa, fenômeno e espiritualidades.