BREVE INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA DO CAPÍTULO I DO NĀŢYAŚĀSTRA: A CRIAÇÃO DONĀŢYA; A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEATRO; E O “RECONTAR” DO “PARADIGMA” DOS “TRÊS MUNDOS”
Resumo
O presente texto é dividido em três partes. Na primeira, introduzimos alguns critérios hermenêuticos que iremos utilizar; em seguida, apresentamos o texto a ser analisado, o Nāţyaśāstra de Bharatamuni, clássico da estética indiana. A seguir, detendo-nos principalmente sobre o capítulo I, exploraremos algumas passagens que conduzem à mesma colocação, a de ser a arte performática do Nāţya um “recontar” ou “mimese”, não de atos particulares, mas do próprio fundamento ou paradigma que embasa as ações do homem no mundo, residindo aí sua natureza “educativa” de um ponto de vista ético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.