DIMENSÕES FILOSÓFICAS DA DOUTRINA BUDDHISTA DO ANĀTMA (‘NÃO-SI’)
Resumo
O artigo distingue e apresenta sumariamente os três fundamentais registros filosóficos que podem ser identificados na doutrina buddhista do não-si (anātmavāda). Essa é, em primeiro lugar, uma descrição da realidade em si que se opõe à descrição ‘ordinária’ da realidade fenomênica. Em segundo lugar, na mesma doutrina, é visível um registro epistemológico, que diz respeito a dois níveis de conhecimento, respectivamente correspondentes aos dois modos com os quais a realidade pode ser vista: ‘convencionalmente’, como uma pluralidade de entes subjetivos e objetivos dotados de autonomia ontológica; ou ‘supremamente’, como um universo vazio ou desprovido de si. Finalmente, anātmavāda descreve algumas condições psíquicas; o nosso relacionamento cognitivo com a realidade, ‘ordinário’ ou ‘supremo’, condiciona nossos estados mentais: acreditar no sitraz sofrimento; ver a realidade do não-si significa, ao contrário (numa acepção que se torna soteriológica), extinção da dor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.