CONFUCIONISMO E ÉTICA: UMA PRÁTICA INTEGRADA À VIDA
Resumo
O objetivo deste artigo é correlacionar os ensinamentos do filósofo chinês Confúcio, voltado para a moral e suas virtudes, assim como o pensamento do filósofo Emmanuel Levinas, direcionado para a ética radical devido a grande desumanização vigente na época. Objetiva ainda enfocar, o conceito de confucionismo que constitui um conjunto de pensamentos, regras e rituais sociais que eram praticados pelos chineses até a queda do regime imperial, em 1911. A metodologia utilizada será através de uma revisão literária referente ao assunto. Dessa forma pretendemos estudar os ensinamentos de Confúcio e a filosofia de Levinas, tecendo um olhar no viés de encontro dos dois pensadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.