A CRIANÇA E A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO EDUCATIVO-RELIGIOSO: UM EXERCÍCIO DE ‘IMAGEM-AÇÃO’

Autores

  • Remí Klein Klein

Resumo

O tema deste artigo é a narração de histórias no processo educativo-religioso, com enfoque especial em fundamentos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias com crianças. Apresenta-se a narrativa como um gênero literário importante e a narração de histórias, em especial com crianças, como uma atividade fundamental neste processo, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos educativos. Descreve-se a atividade narrativa como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar os elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias como um princípio pedagógico e metodológico por excelência no Ensino Religioso na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental - um exercício de ‘imagem-ação’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

KLEIN, R. K. A CRIANÇA E A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO EDUCATIVO-RELIGIOSO: UM EXERCÍCIO DE ‘IMAGEM-AÇÃO’. Religare, [S. l.], v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/12494. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais