FESTA E TRANSCENDÊNCIA: OLHAR ETNOGRÁFICO E UM BREVE PASSEIO DE MIRCEA ELIADE PELO MARACATU RURAL DO RECIFE
Resumo
Por meio de intensa pesquisa etnográfica observamos no interior do Maracatu Rural recifense a presença de práticas festivas e litúrgicas sincréticas em que predomina elementos simbólicos e rituais de matrizes afrobrasileiras, indígenas e do catolicismo popular. Dialogamos os dados observados em campo com um aporte teórico que nos possibilitou uma ampla interpretação transdisciplinar da festa e transcendência que habita o universo destes brincantes populares. Para este objetivo, adotamos no presente trabalho alguns dos pressupostos analíticos do historiador das religiões Mircea Eliade, que nos fornece elementos imprescindíveis para compreensão da relação sagrado e profano nas mais diversas sociedades, sejam elas orientais ou ocidentais, primitivas ou contemporâneasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.