Fé, teatro e bola no pé: o cotidiano dos premonstratenses no Norte de Minas Gerais
Resumo
Os missionários de Ordens Religiosas que atuaram no Brasil nas primeiras décadas do século XX exerceram um grande impacto na sociedade da época. A intensidade desse impacto relaciona-se, entre outros, pelas características da atuação religiosa, tendo em vista a pluralidade de grupos que chegaram ao Brasil e suas mais variadas estratégias de intervenção. Assim, torna-se relevante o estudo das ações destes missionários para a compreensão da dinâmica social brasileira da época. Na região norte de Minas Gerais, a partir do ano de 1903, atuaram os premonstratenses, missionários belgas que tinham como uma de suas características a forte vida comunitária. Assim, tais religiosos aproximaram-se do cotidiano da população via adoção de estratégias como o futebol e o teatro, destaques desta investigação. Para mapear a história dos premonstratenses com ênfase nos primórdios da atuação destes no norte de Minas Gerais este trabalho adotou como fonte documentos alocados no arquivo da Abadia do Parc (Bélgica) e no Arquivo Secreto do Vaticano (Roma), jornais publicados em Montes Claros nas primeiras décadas do século XX e obras de memorialistas da região em estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.