UM OLHAR SOBRE TRÂNSITOS SIMBÓLICOS AFRO-INDIANOS
Resumo
Este artigo, fruto de uma inquietação ainda incipiente, pretende analisar, elementos simbólicos que fazem parte do universo das religiões Afro-brasileiras e também são encontrados no Hinduísmo. Partindo de um ponto riscado de umbanda, normalmente vinculado à entidade Pomba-gira Menina, que traz entre seus elementos o tridente de Shiva (Trishula), buscaremos apontar possibilidades de percursos e trocas simbólicas entre os dois universos religiosos mencionados. Tomaremos como respaldo teórico a literatura histórico-antropológica, em especial as teorias que privilegiam o mito e os sistemas simbólicos. Palavras-chave: religiões Afro-brasileiras; Hinduísmo; trocas simbólicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.